quarta-feira, julho 29, 2009

Alum�nio Transparente

"Mas isso �...alum�nio transparente!" (personagem random de Star Trek 4)

Eu lembro perfeitamente dessa fala. Naquele filme em que os oficiais da Enterprise foram para o passado salvar as baleias. :P Ela acontece um pouco depois do Scott tentar falar com o computador...
E quem diria, eles sabiam mesmo das coisas... (ou vai ver estiveram mesmo por aqui recentemente :P salvaram uma baleia e deixaram uma f�rmula :P )

Do UOL:

Cientistas criam forma de alum�nio que seria um "novo estado da mat�ria"
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/07/29/ult4477u1897.jhtm

Cientistas da Universidade de Oxford criaram uma esp�cie de alum�nio transparente ao bombardear o metal com um dos lasers de raio-X mais potentes do mundo. O "alum�nio transparente", at� ent�o existente apenas no universo da fic��o, pode ser considerado um "novo estado da mat�ria", segundo os pesquisadores.
O estudo foi publicado na edi��o desta semana da revista "Nature Physics".

Os pesquisadores utilizaram um processo conhecido como fotoioniza��o. Pelo relato deles, o laser foi capaz de "nocautear" um el�tron das camadas internas de cada �tomo de uma amostra de alum�nio, sem romper a estrutura do metal. Isso teria tornado o alum�nio praticamente invis�vel � radia��o ultravioleta.

No texto de divulga��o da Universidade de Oxford , um dos autores do estudo, o professor Justin Wark, afirma que o grupo criou "um estado da mat�ria completamente novo, nunca antes visto". O laser usado no experimento foi o "Flash", que fica na Alemanha.

A expectativa dos cientistas � que o feito ajude a compreender a forma��o de pequenas estrelas que se formam a partir de implos�es de lasers de alto poder. Com isso, acredita Wark, � poss�vel que um dia os homens consigam explorar a fus�o nuclear aqui na Terra.


N�o � lindo?
Aparentemente os EUA trabalham em algo parecido, conhecido como ALONtm, mais leve que vidros blindados e mais resistente. Mas, a net tem mais informa��es que eu a respeito disso :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários