quinta-feira, novembro 14, 2013

Sistema, cenário e jogo (RPG)

Três coisas que as pessoas muitas vezes usam como sinônimos, e não existe um problema muito grande nisso quando se esta apenas jogando mas dependendo da situação, e do contexto, você pode precisar explicar as coisas com mais clareza, nesse caso não convém misturar.

O jogo (game) de RPG é um conjunto que envolve um sistema e um cenário. Sistema + cenário = jogo. E para jogar o jogo você cria personagens usando o sistema e coloca esses personagens para interagir no cenário. Simples, né? 

D&D é um jogo que usa o sistema d20 e pode se passar no cenário de Ravenloft (ou Forgotten Realms, ou Grey Hawk, ou Dark Sun, ou, ou, ou... mesma mecânica, diferentes cenários)

Legend of the Five Rings (L5R) é um jogo que usa o sistema Roll&Keep (R&K) e o cenário de Rokugan.

Vários jogos da WhiteWolf (Vampiro, Lobisomem, etc) usam o sistema storyteller/storytelling e o cenário World of Darkness (WoD).

Não é incomum a empresa que desenvolveu um bom sistema utilizar o mesmo, ou versões dele, em diferentes jogos. E vale observar que em alguns casos o sistema e o jogo tem o mesmo nome, em outros o sistema nem mesmo é nomeado.

O cenário (setting) é o "lugar" onde se passa o jogo, ele também se relaciona a regras, de certa forma. Por exemplo, em L5R é uma regra social do cenário que as pessoas se cumprimentem curvando-se umas as outras no estilo oriental. Não existe mecânica de jogo nisso, isso não envolve dados, turnos ou magias. O cenário é o mundo do jogo, a ambientação da cena faz parte do cenário. A geografia do mundo, história, cultura, economia, sociedade, etc são parte do cenário.

Cenários próprios tendem, quando bem feitos, a serem bem ricos e possibilitarem uma boa experiencia de jogo por que é divertido explora-los e ninguém pode "onffar" lendo o livro antes. Antes de fazer um sistema vale a pena tentar montar um cenário, pode ser tudo o que você precisa na verdade, sem se aventurar nas mecânicas matemáticas dos sistemas.

O sistema (RPG system) é "a física que rege o mundo", é o que permite mensurar e deliberar características como força, velocidade, agilidade, dano, etc. Compreende os aspectos numéricos e estatísticos do jogo permitindo que a realidade do cenário seja simulada. O sistema ajuda a determinar quem é sucedido e quem fracassa.

O sistema afeta o cenário, e vice-versa, e ambos trabalham juntos para conferir o clima do jogo e a sensação que se tem ao jogar. Em geral é recomendavel ajustar a complexidade do sistema à complexidade do cenário mas, falaremos sobre isso depois :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários