sábado, agosto 17, 2013

Coruja da Terra

Cuidado Coruja!

Passeando pelo bairro vejo esse aviso. Uma fita zebrada isola parte de um terreno onde esta o buraco das corujinhas. Bem legal, né? :)

Caminhando mais, na mesma rua, encontramos outros terrenos habitados pelas corujas, nem todas tem a mesma sorte. Alguns buracos foram fechados com lixo, papelão e garrafas. Não dá para evitar de se perguntar; por que fazer essa maldade com o bichinho?

Eu conheço essas aves como corujas da terra (Athene cunicularia), mas parece que em boa parte do Brasil elas são chamadas de coruja-boraqueira, justamente por viverem em buracos no chão, que elas podem cavar sozinhas, mas não se importam de aproveitar os deixados por outros animais.


Aqui onde estou morando tem várias delas, é legal observa-las ao longo do ano. Elas são corujas monógamas de residência permanente :P Entre março e maio podiamos ver os filhotinhos na estrada das tocas mas eu não pude tirar fotos na ocasião.





Elas são diurnas e evitam atividade nos momentos mais quentes do dia, eu também evito então sempre que caminho encontro alguma :P 








Dá para chegar a uns três ou quatro metros delas sem que elas disparem voando normalmente, mas não gosto de incomodar os bichos então só me aproximo o quanto o zoom da maquina fotográfica permite. 

E ai, quantas corujas nessa ultima foto? :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários