sexta-feira, agosto 16, 2013

Commission

Eu não sei desenhar. É, é duro admitir, é triste começar um post assim mas, o fato é simples, eu não sei. Além de não saber não tenho a dsiciplina para aprender. Mesmo assim eu gosto muito de desenhos, pricipalmente, eu gosto de RPG e gosto de ter meus personagens desenhados. Tem que ser os meus mesmo, não pegar imagens da internet.

Para conseguir isso o jeito é encomendar desenhos com os artista que se dispõe a faze-los. São os tais commissions que eu simplesmente não sei traduzir.
Eu tive uma onda de azar com isso nas minhas primeiras tentativas. Uma pessoa pegou meu dinheiro e sumiu. Outra, com a qual eu troquei pôneis por arte, me mandou um trabalho horrível e não finalizado. Em 2009 tive um pouco mais de sorte trabalhando com a Hazel e a Olga, duas pessoas muito legais que fizeram desenhos lindos ^_^ Recomendo ambas.
Logo depois a maré de azar foi forte, e minha ousadia não ajudou, perdi uns US$100, parte em dinheiro e parte em pôneis. Uma parcela pequena para arte que nunca foi entregue e a maior parte para resultados realmente desastrozos. Na época o desgosto foi tanto que não guardei o resultado nem para "refêrencias futuras", havia decidido parar com isso.

Perdi dinheiro mas, a gente não aprende, né? Recentemente me animei com um jogo de Legend of the Five Rings e, pronto, precisava de um desenho do personagem. Sai revirando o DeviantArt, eu queria achar alguem disposto a trabalhar por um precinho em conta, já estava preparada para perder dinheiro de novo. Felizmente me falaram da Chairim, que na ocasião estava com uma promoção do seus fofissímos chibis. Para testar, pedi uns chibis.
Asahina Yukihime
by Chairim

Minha felicidade foi completa. Foi super divertido trabalhar com ela. Se interessou pelos personagens, me mostrou os rascunhos e algumas etapas do trabalho e, mais do que isso, me deu animo para continuar encomendando desenhos :)

Bem, a história continua de forma satisfatória graças, de novo, a participação da Hazel e Olga e eu fui aos poucos criando coragem para voltar a tentar algo novo.
Finalmente encontrei a Anticia no Etsy, por acaso, ao procurar por Ame-no-Uzume achei a arte dela. Juntei coragem, mandei um e-mail, a conversa foi amigavel e chegamos um preço que, apesar de meio alto, me permitiu arriscar.
Essa é a experiência definitiva com commission. Nunca fiquei tão satisfeita, nunca fui tão bem atendida. Eu vou fazer um post apenas sobre isso em breve, estamos trabalhando em um "projetinho" que vai valer a espera :P

Mas esse post infelizmente, é sobre algo que não deu certo, de novo. Um colega de jogo me recomendou a artistaç NarutoLover6219. Você deve imaginar quão boa foi a nossa comunicação, eu nem sei o nome dela. Ela respondeu a minha primeira mensagem dia 20 de janeiro, e eu recebi a minha arte ONTEM. Normalmente não ligo de esperar, mas ela mesmo me havia dito que demoraria cerca de 10 dias, isso de eu ter explicado o que queria e de ela ter confirmado que poderia fazer.

No, not my character unfortunately, this is Kitsu Fuuka, SparrowBushi's OC
Art by NarutoLover
Bem, esse foi o desenho que eu tive como refêrencia e recomendação do trabalho dela. Quando acertamos o commission eu expliquei o que queria e pedi que ela me mandasse os rascunhos, assim poderiamos discutir e alterar antes dela finalizar tudo (e ter trabalho extra caso modificações fossem necessárias). Paguei dia 23 de janeiro e fiquei de molho por meses, no dia 26 de abril ela me manda:

 
Heim? Oi?
Eu fiquei meio desapontada, em parte por isso não parece rem nada as refêrencias que eu mandei. Eu mandei imagens de kimonos, de wagasa (a sombrinha), outras ilustrações da personagem, descrição. Não fui exaustiva, sei que ficar lendo sobre personagens dos outros, ainda mais quando não interessam, é um saco, mas... caramba. Sério, alguem sai por a roupa combinando com o guarda-chuva?

Felizmente antes mesmo que eu pudesse dizer algo outras pessoas comentaram as questões de anatomia e a "esquisitice" da pose. Ela se esforçou na pintura, é nitido, mas o resultado como um todo não me pareceu comparável ao resto da arte dela, ainda mais considerando todo o tempo que ela teve. Juntei toda a minha coragem e escrevi perguntando se não seria possível refazer. E comentando que eu gostaria de ver os sketches antes, assim não teriamos esse problema novamente. Ela poderia ter mudado ainda no rascunho, antes de finalizar e colorir. Em questão de horas eu recebi:


Eu sei que eu gosto de rascunhos, mas, convenhamos, não é só o meu gosto, né? Esses não estão muito melhores?

Como ela pareceu meio chateada eu disse que não recisaria fazer um background, não queria dar um monte de trabalho extra para a garota afinal de contas. Conversamos um pouco e eu disse que gostaria da imagem da direita.

De lá para cá foram algumas mensagens sem resposta e mais alguns meses de espera. Então recebi a versão final:
Arte por NarutoLover6219
  

Tem algo de legal, mas tem muito de esquisito também. Definitivamente não é a minha personagem, sei lá, não tem a mesma alma ou personalidade. Ainda tem coisas que me incomodam na anatomia super magra, não sei definir o que é. Acho que nós duas nos incomodamos um bocado por um resultado que acabou não agradando muito nenhuma de nós. Vale como exercicío.

Por fim, eu também tinha pedido uns chibis (ela estava com vagas extra para chibis por causa dos livros da faculdade ou algo assim, então pedi chibis também). Novamente eu não pude ver o rascunho, se tivesse teria pedido algumas alterações leves e arrumado o kimono de morto do pobre Hiromitsu. Mas, chibis são sempre chibis, então até é cute, olha só:

Um comentário:

  1. O nick de NarutoLover já deveria ter servido de aviso...

    ResponderExcluir

Comentários