terça-feira, abril 30, 2013

Toy Review: Gulliverlandia

Eis um brinquedinho muito especial da década de 80 que é muito pouco lembrado hoje em dia. A carinha de brinquedo japones não mente, os conjuntos foram lançados pela Tomy (Japão) em 1982.

Nos EUA receberam o nome de "Busy Bears of Hippity Hollow". Eram vendidos em cartelas, como a que vemos ao lado, e todos os personagens eram ursinhos coala. (foto: Emery - e eu totalmente recomendo a loja dela ^_- )

Uma versão também foi lançada na Espanha, conhecida como Geyperland, onde os personagens eram todos garotinhas.

No Brasil a Gulliver os produziu e distribuiu com o nome de Gulliverlandia. Fizeram um trabalho incrível com a adaptação criando peças exclusivas.
Ao contrário do My Little Pony, que tinha centenas de personagens nos EUA e apenas 38 no Brasil, nós demos sorte com a nossa Gulliverlandia e os modelos de  personagens eram muito mais váriados no Brasil do que nos EUA, Espanha ou mesmo no Japão. Não chegavam as centenas mas, ao menos nesse caso, tinhamos mais opções.

Basicamente o brinquedo se baseia em miniaturas de objetos domésticos variadosç relógios, televisores, bules de chá, baldes de tinta e outros viravam casinhas onde viviam pequenos animais. A maior felicidade para os amantes de miniaturas, como eu. 

No Brasil eles podiam ser comprados tanto em cartelas (blister) quando em caixas. Haviam dois tipos de caixas, as que vinham com duas casinhas, seis personagens e um acessório apenas, e as que vinham com casinhas, personagens e uma base para montar a cidade. No Brasil a base era pintada simulando rios e relevo, na Espanha e Japão tinha uma cor única, pode parecer um add-on simples mas deixava a brincadeira e o display muito mais interessantes.



(Fotos de parte da minha coleção - o resto esta em Sampa -_- )

 
(E enquanto faltam fotos minhas, essas duas são fotos da Lia)

Esses brinquedos não se tornaram incrívelmente populares, aos contrário de muitos de seus contemporâneos. Hoje são difíceis de se encontrar, no MercadoLivre aparecem anunciados a preços exorbitantes (pois de fato são raros) e lá ficam por meses a fio, visto que poucos se lembram deles também o interesse é baixo. Também é raro aparecerem pelo eBay, e como a procura é baixa não costumam ser muito caros no outro hemisfério - embora eu não tenham nenhum dos internacionais.
Para quem quiser ver fotos das versões vendidas na Espanhas e EUA o site Ghost of the Doll coletou imagens de várias peças.

4 comentários:

  1. Você tem interesse em vender parte da sua coleção???

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comprar sim,se tiver algum,eu quero,estou à procura.obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar sim,se tiver algum,eu quero,estou à procura.obrigada.

    ResponderExcluir

Comentários