quinta-feira, novembro 26, 2009

RPG - O Labirinto Racional tipo "D"

Muito bem, como eu amo dungeoncrawling pedi dungeons pro Gustavo. Ent�o ele fez o 4 Labirindos Racionais, de D a A, sendo A o mais dif�cil. Eu n�o vou explicar o contesto dos personagens no labirinto, mas de qualquer forma, existiu contexto e tudo direitinho nos jogos.

Primeiro jogamos eu e a Charlene, com as Succubus (sem classe) que eu postei ontem, a Kaura e a Victoria. Para atravessar o labirinto elas foram pro�bidas de usar suas spell like abilities ou qualquer tipo de magia. N�s atravessamos o labirinto em 3h30' de tempo real, que equivaleram a, aproximadamente, 35 minutos em tempo de jogo.

Agora est�o jogando o Druida e o Greg, com um Fighter e um Paladino respectivamente. Eles s�o de 7lvl ent�o as dificuldades dos testes (todos, reflexos, search, etc) foram reduzidas proporcionalmente. Ou seja, algo que tinha dificuldade 20 para as succubus tem dificuldade 11 para eles.

Eles est�o jogando a 1h e 30' e est�o na segunda sala. J� falharam em ultrapassar o desafio dessa sala, ao menos do jeito que havia sido inicialmente concebido. N�o sei agora se o Gustavo vai dar alguma alternativa anteriormente indisponivel ou se eles v�o morrer de frustra��o >.o

Bem, vou explicar a Dungeon, que � composta de sala.

A primeira � uma sala quadrada, 6x6 , paredes de pedra negra sem ranhuras nem nada de relevante. Os personagens entra por uma porta e a outra porta esta diretamente a frente, na parede oposta. O teto tem uma "moldura" e um gradeado de 5x5. De traz desse gradeado � projetada uma luz intensa que se espalha tomando boa parte do piso da sala, deixando n�o mais que as sombras da pr�pria grade.

Essa luz da dano (good no caso das succubus, force no caso dos humanos, mas indiferente, a proposta � a mesma). Em fim, tudo que os personagens tinham que intuir ali era "ir pela sombra", em termos de regras n�o mais que declarar a a��o certa e ser bem sucedido num teste de balance talves.

Ao passar pela porta os personagem d�o em um corredor. Imediatamente a frente deles esta uma placa onde se pode ler "Salas mais faceis a direita, salas mais dificeis a esquerda". E, ao se olhar para os lados do corredor nota-se uma porta ao final de cada corredor.

Essa foi a parte mais demorada da dungeon para ambos os grupos. Ambos os grupos se dividiram (eu e o Greg fomos para as supostas "salas faceis", acreditando na placa. A Cha e o Druida foram para o lado oposto, acreditando que a placa mentia). Ambas as duplas reviraram o corredor at� se convencerem de que n�o haviam "salaS", havia apenas uma porta em cada lado do corredor. Essa porta era falsa, jamais abriria havendo apenas "parede" atras. Voltando aten��o a placa novamente (na verdade pela primeira vez) os personagens percebem que ela esta pendurada na parede como um quadro, e ao moverem a placa encontram a verdadeira passagem escondida atras dela. Provavelmente atras deve ter algo como "n�o seja pregui�oso, mas tamb�m n�o desperdice energia" escrito :P

A sala seguinte e um amplo retangulo de de 5x10, novamente os personagens entram por uma porta que se encontra no meio da parede menor (5) e notam a outra porta exatamente a frente deles, na parede oposta. Porem os primeiros 5x2 quadrados da sala tem piso de pedra, enquanto os 5x6 seguintes tem piso gradeado por onde tentaculos negros (Evard�s Black Tentacles, Players 3.5 p228) se erguem at� quase o teto, e ent�o, 5x2 quadrados de piso de pedra novamente, antes da porta oposta.
Alem disso, a direita dos personagem, ao entrarem, existe uma maquina estranha e engenhosa. Movendo-se uma alavanca a maquina pode fornecer aos personagens OU um balde de banha OU uma tesoura. Qualquer tentativa de adulterar o delicado sistema da maquina vai, provavelmente, resultar na perda de ambos os itens.

O neg�cio ai era se babar de banha, abra�ar o bonus de escape artist e passar pelos tent�culos o mais rapido possivel, ANTES de tomar muito dano :P

Ao passar pela porta e ap�s um breve corredor se encontra a sala seguinte. Uma sala quadrada 3x3, novamente com duas portas opostas, sendo uma delas a entrada dos personagens. No centro dessa sala existe uma balan�a de um prato s�, e junto a porta oposta (que abre correndo para cima) exise um martel�o de duas m�os (mithril e cado de iron wood).
Pressionar a balan�a implica em levantar a porta. Soltar a balan�a implica na porta fechar rapidamente. Quase matando meu personagem por sinal :P Quando a Vic saltou da balan�a carregando o martelo bem na hora que a Kaura passava :P

Anyway, tanto os pers poderiam usar o martelo como cal�o para a porta, e ent�o passarem por baixo, como podiam usar o martelo de peso na balan�a para passar. N�o era dificil, mas acidentes acontecem.

E por fim, na ultima sala, 3x6 com um apendice a direita da entrada, para a saida. Em um canto da sala ha um gradeado de cela atras da qual esta um monstro (um harlekein pra succubus, os humanos n�o chegaram l�). Pendurado no pesco�o do monstro berserker esta a chave da porta final e, no ch�o junto aos personagens, esta a chave da cela do monstro.
A principio a id�ia � que o monstro seja nitidamente superior em combate e o final da dungeon se resolva no diplomacy (ou seduction). Mas isso pode ser ajustado ao gosto do grupo/narrador, afinal tem gente que precisa enfrentar um chef�o no final da fase.

Segue o mapa para facilitar. E = entrada, S = saida. Acho que da para identificar todas as portas e descri��es.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários