segunda-feira, julho 02, 2012

Russia

Estive recentemente em Moscow e em St. Petersburg. :)
Foi uma viagem rápida mais muito interessante, e olha que eu acabei não entrando em vários lugares e museus que eu deveria ter entrado.

Chegando ao aeroporto Domodedovo em uma manhã clara de sexta-feira. Mal sabiamos o transito caotico que nos aguardava nas ruas de Moscow. Me lembrou São Paulo, me lembrou Beijing. Na verdade várias coisas me lembraram a China em diversos momentos.

Depois de encontrar a Praça Vermelha de Moscovo tudo ficou facil... poru m tempo. O Kremlin, Mausoleu do Lenin, a "Catedral de São Basílio, o abençoado", tudo fica na região de praça então ficou facil navegar e achar outros lugares famosos. A tal catedral ortodoxa foi construída por odem do czar Ivan, o terrivel. Muitas lendas cercam o lugar. Eu não entrei, apesar da arquitetura exótica, que certamente chama atenção (supostamente as torres são inspiradas em velas) eu não curto muito igrejas.

As estações de metro são um show a parte. Um observador atento com certeza vai achar coisas interessantes em cada uma delas. Elas são muito bem decoradas, dão um clima "retro-futurista" incrivel ao lugar, me fazem imaginar as pessoas celebrando a tecnologia no século passado. As minhas fotos nao faz juz a quantidade de detalhes que se pode encontrar nessa estações. E as refências a antiga URSS e as ideias socialistas. O lugar tem uma beleza decadente mas encantadora.

No final do dia noss vocabulario se constitua basicamente de "пожалуйста" e "спасибо". Falar ingles era quase inutil e os russos se mostraram bem timidos para lidar com mimicas. As poucas vezes que conseguimos ajuda em ingles, foi quando, por sorte, pedimos informações a um Frances e um Sueco, ambos de passagem por ali, turistas um pouco melhor informados que nos mesmos eramos. Claro que sempre existem as excessoes, e um guarda de transito rabiscou o nosso mapa inteiro tenta mostrar onde deviamos ir para ver as coisas (enquanto falava em russo ininterruptamente coisas que nao entediamos :P )

Conseguimos pegar um trem, no qual pernoitamos, para chegar em St Petersburg na manha seguinte.

St. Petersburg é uma cidade que se pode visitar caminhando, tranquilamente. Existe muito o que ver mas tudo é relativamente proximo e muito pode ser visto as margens do Neva. Inumeras igrejas e catedrais decoram a cidade, algumas famosas como a Igreja do Salvador no Sangue Derramado (Savior on Spilled Blood). Como eu disse, não gosto de igrejas e mesmo elas sendo uma das atrações principais ainda ha o que ver se desconsidera-las. Como o palacio de inverno ou a coluna de Alexandre, além de parques e exposições. A cidade também é um pouco mais amigavel ao turista do que Moscow, e as pessoas um pouco mais abertas a se aventurar na comunicação, embora não muito mais.

Como era verão pude experimentar um fenomeno que eu já conhecia, mas nunca tinha vivido. Praticamente não ficava de noite na cidade. O sol se punha em torno das 11:20PM, o ceu nao chegava a ficar totalmente escuro e o sol voltava a nascer em torno das 4:40AM.

Foi uma viagem corrida, em alto estilo mochilão. A arquitatura variada enche os olhos e com tempo (e paciencia) ha muito o que se descobrir por lá. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários